Escolha sua classe

Escolher a classe é o primeiro de muitos passos importantes para se obter sucesso como curador. Todos os curadores possuem pontos fortes, fraquezas, funções específicas e também suas vocações.

Não existe curador necessariamente ruim, o que acontece é que a Blizzard, dentro das diretrizes que ela impõe no jogo, favorece algumas classes em determinadas batalhas. Ao mesmo tempo, existe uma perspectiva muito diferente para que faz conteúdo mítico e busca esse conteúdo de modo competitivo.

Geralmente quem elabora guias paras outros sites são jogadores de conteúdo mítico competitivo, porque sabidamente possuem profundo conhecimento de suas classes, de suas virtudes e fraquezas. Sendo assim, você deve ter em mente que esses guias compreendem essa perspectiva de jogo, no entanto, em nível heroico ou normal as coisas podem ser um pouco diferentes.

Isto posto, a primeira coisa que você deve ter em mente ao escolher sua classe é a sua identificação pessoal com ela. As coisas fluem mais naturalmente quando você constrói certa sinergia com a classe. Existem diferentes tipos de perfis de jogadores e as classes são diferentes entre si justamente para atender a essas diferenças. Quanto mais intuitiva for sua cura com aquela classe, melhor será seu desempenho.

FUNÇÕES DE CURADOR

Assim como temos causadores de dano corpo a corpo e a distância, os curadores, dentro de suas especializações, podem exercer diferentes funções. Em raides, temos principalmente dois tipos de curadores, sendo o curador dos tanques e o curador da raide.

Em conteúdo normal e heroico isso nem sempre faz muita diferença, desde que o grupo de curadores tenha um certo nível de entrosamento. O importante é que jamais o tanque fique totalmente desprotegido, pois atualmente as habilidades defensivas mais fortes dos tanques são requeridas para o cumprimento de mecânicas específicas.

Em tese, todas as classes podem exercer a função de curador de tanque ou de raide, no entanto, a vocação de cura de cada classe fala muito alto nesse caso. Definir o curador certo para a função correta é fundamental para que o desempenho de todos seja consistente.

CURADOR DOS TANQUES

Na função de curador dos tanques se destaca o Paladino Sagrado. Tradicionalmente, essa é uma classe com poderosa cura em alvo único, com capacidade de sacrifício próprio em prol de um aliado em perigo.

Se você gosta de usar habilidades de dano para diminuir a recarga de suas curas, fortalecer o grupo com sua presença (auras) e segurar os tanques vivos com curas críticas poderosas, Paladino Sagrado é a sua classe.

Se você gosta de ter uma cura de alvo único intensa, se utilizando de sua rotação de cura para diminuir as suas recargas, mas não gosta de ficar tão perto da batalha e não quer se limitar ao alvo único, considere jogar com o Sacerdote Sagrado.

Entretanto, um ponto a ser observado é que por ser um curador mais estático e ter alguma dificuldade com movimentação, você deve ter um posicionamento de batalha muito estratégico, portanto essa classe requer bastante atenção nesse quesito.

Diferentemente do Paladino, o Sacerdote Sagrado possui excepcionais curas em área, podendo ser designado para ajudar na cura do grupo. No entanto, isso deve ser algo previamente combinado, tendo em vista o alto custo de mana que esse duplo suporte possui.

Ainda assim, outras classes como o Monge Tecelão das Névoas podem ser curadores de tanque, no entanto, eles não serão tão eficazes quanto os Paladinos e Sacerdotes, salvo em situações de combate específicas, como lutas de maior movimentação ou de dano prolongado. A estratégia de combate é que definirá quem executará tais funções, dependendo da composição de grupo disponível.

O Monge Tecelão das Névoas é um curador versátil, podendo atuar como curador dos tanques ou curador de raide. Por ser o meio termo entre todos os healers, ele pode fazer um pouco de tudo. Atualmente, o suporte em alvo único do monge é um dos melhores, devido à mudança no funcionamento da Bruma Calmante. Por isso, o Monge voltou a ser um curador viável em ambiente mítico e até competitivo.

CURADOR DE RAIDE

Os curadores de raide são, em linhas gerais, aqueles que possuem uma oferta maior de curas em área, uma maior capacidade de movimentação, a ponto de acompanhar outros jogadores no cumprimento de mecânicas, mesmo que isso represente se afastar dos tanques.

Curadores de raide geralmente possuem curas em alvo único relativamente menos potentes, porém conseguem propagar pelo grupo os efeitos de suas habilidades durante todo o combate.

Ainda que a maior parte do dano recebido por curadores e causadores de dano seja resultado do mau posicionamento ou erro de mecânica, atualmente as lutas possuem muitas mecânicas de dano em área, independente da habilidade do jogador. Existem outras mecânicas de compartilhamento de dano que também requerem a presença de curadores de raide nos grupos.

Geralmente esses curadores que dão suporte ao grupo participam das movimentações do grupo e trazem utilidades ao grupo de raide. Um curador completo não somente cura, mas ajuda o grupo a cumprir mecânicas e a contornar erros individuais ou coletivos.

Dentro dessa ótica, curadores que possuam efeitos de atordoamento, ressurreição em combate, habilidades de divisão ou redução de dano ou de aumento de velocidade de movimentação recebem grande destaque e são sempre mais desejáveis.

Nessa seara destacam-se o xamã e o druida. Além de possuírem habilidades em área poderosas, tem muita capacidade de conservação de recursos e são muito úteis ao grupo, além de possuírem grande capacidade de manutenção.

O monge nesse aspecto (utilidade) é relativamente carente e por isso grupos que exploram conteúdo mítico em nível competitivo nem sempre levam um monge em sua composição, a menos que alguma luta em específico possua alguma mecânica a qual o monge seja imune ou o posicionamento de raide favoreça a dinâmica da classe.

Portanto, se você pensa em ser um curador de raide, tenha em mente que as melhores escolhas para você são o druida, o xamã  e eventualmente o monge, que é um curador extremamente  divertido e sim, possui uma grande consistência em suas curas.

O que se questiona é o esforço empreendido pelo jogador em entregar o mesmo nível de benefício que outras classes oferecem. Além disso, o monge possui uma identidade única dentre os curadores, por ser o equilíbrio entre todas as demais classes, embora isso também lhe seja uma desvantagem, uma vez que ele não é o melhor em nenhum desses aspectos.

Bom pessoal, essa é uma visão geral sobre a cura em grupos de raide e as vocações de cada classe. Espero que sirva de base para sua escolha, mas não há nada melhor que a experimentação.

Botão Voltar ao topo
Fechar